A Instituição
Quem somos
Somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, reconhecida como entidade de utilidade pública.
Assumimos como princípios subjacentes a nossa prática profissional, a qualidade da intervenção prestada assim como a humanização dos serviços, tendo como meta a promoção da cidadania e da qualidade de vida dos nossos clientes.
Promovemos a evolução e inovação da nossa atuação tendo como objetivo satisfazer as necessidades e expectativas da nossa população alvo, assim como responder às questões sociais que surgem no nosso contexto comunitário e societal.
Pretendemos, implementar uma lógica de responsabilidade social, orientando o nosso trabalho através de um rigor e empenho, que nos permite uma melhoria contínua dos nossos projetos e ações, que nos impulsiona para um papel ativo e preponderante na sociedade atual.
A Instituição
História
Após o 25 de Abril de 1974, houve transformações no papel da mulher e na organização da família. Vencida a batalha da igualdade e conquistada a liberdade através do trabalho no exterior, a mulher reinventa o seu papel e impõe novas representações sociais. Consequentemente, houve a necessidade de uma reorganização da própria sociedade.
Surge, então, na década de 1970, mais precisamente, a 16 de Dezembro de 1976, a IPSS, pelo desejo de encarregados de educação, que se confrontaram com a necessidade da existência de um espaço adequado, para deixar os seus educandos em horário laboral. Com o apoio da Câmara Municipal surgiram as primeiras instalaçães do CASBA, situadas no Bom Sucesso, a funcionar com 2 salas de pré-escolar.
Com o aumento populacional e a procura do serviço prestado pela instituição, aliado à inexistência de meios físicos capazes de responder à necessidade da comunidade, foi inaugurado o equipamento relativo à valência de ATL, nas instalações da antiga escola primária em Arcena, em Novembro de 1981.
No sentido de colmatar as novas exigências da sociedade, a instituição sente a necessidade de alargar as suas instalações, tendo sido inaugurado a 7 de Junho de 1986 pela Dra. Raquel Ribeiro, o novo equipamento, construído de raíz, no Bom Sucesso, o que permitiu o funcionamento de uma nova valência – creche.
Em Abril de 1995, os serviços administrativos passaram a funcionar na Rua Fonte de São Romão, pela aquisição de uma loja.
Em 1999, a Câmara disponibiliza um espaço, na Rua Maria Lamas em Arcena, o qual foi reestruturado e adequado ao funcionamento de duas salas de pré-escolar.
A 16 de Dezembro de 2006 foram inauguradas as novas instalações, situadas na Quinta da Panasqueira junto ao Jardim Central. A estrutura foi concebida com o objetivo de concentrar as valências num edifício, oferecer uma maior resposta face às listas de espera, e melhorar a qualidade do serviço pela sua infraestrutura.
O novo equipamento, iniciou a sua atividade no ano letivo de 2007/2008 com: três salas de berçário; duas salas de 1 ano; duas salas de 2 anos; uma sala de 3 anos; uma sala de 4 anos; uma sala de 5 anos; uma sala heterogénea e cinco salas de estudo referentes ao ATL, como espaço comum: uma ludoteca; uma biblioteca e uma sala de informática.
Importa referir que, o equipamento comporta, 1 parque infantil adequado à creche, 1 parque infantil para o pré-escolar e, um ginásio, do qual, existe a possibilidade de se organizar e desenvolver novas atividades para utentes, colaboradores e comunidade.
Em 2010 o CASBA e a IAIRSR realizaram Assembleias-gerais para que os sócios decidissem pela extinção do IAIRSR e a sua integração no CASBA, após parecer favorável de ambas as instituições.
A 12 de Dezembro de 2011 por despacho da subdiretora-geral da Segurança Social procedeu-se ao registo de extinção da Instituição de Apoio aos Idosos e Reformados de São Romão, tendo os respetivos bens sido integrados no CASBA.
Missão
Promover atividades no domínio educativo, cívico e social, com vista à construção de uma sociedade justa, no reconhecimento da importância da família, no respeito pela diversidade e pela igualdade de oportunidades.
Visão
Ser uma instituição de referência no âmbito das boas práticas e reconhecida socialmente.
Valores
- Responsabilidade social
- Respeito
- Confiança
- Competência
- Dedicação
- Audácia
A Instituição
Política de qualidade
O CASBA rege-se por um sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma EN NP ISO 9001:2008 e MAQRS (manual de avaliação da qualidade das respostas sociais).
A Direção do CASBA assume total responsabilidade pelo funcionamento racional do Sistema de Gestão da Qualidade da Instituição.
Considera, por isso, como facto estratégico para o seu sucesso e consequente crescimento, uma política de qualidade, visando a qualidade e inovação dos serviços prestados, tanto em termos de materiais, de atividades e manutenção contínua das instalações.
Os (as) colaboradores (as) são a chave do sucesso, daí haver uma constante preocupação com o seu bem-estar, formação e a sua progressiva identificação com a cultura da instituição.
Os nossos clientes são a nossa principal preocupação no sentido de lhes fornecermos a máxima qualidade, escutando e recolhendo as suas opiniões e sugestões, indo ao encontro das suas necessidades e expectativas. Trabalhamos porque gostamos do que fazemos, para clientes exigentes, com profissionais competentes e produtos e serviços de excelência.
Para o CASBA, no sentido de melhorar continuamente a eficácia do seu Sistema de Gestão da Qualidade, existe um comprometimento com o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares.
A Instituição
Orgãos sociais
Assembleia Geral
Presidente
Paulo Bonina
1º Secretário
Maria de Belém Medeiros
2º Secretário
Maria Manuela Santos
Direção
Presidente
Fernando Rosa
Vice Presidente
Margarida Figueirinha
Tesoureiro
Aníbal Lopes
Secretário
Hugo Carujo
Vogal
Luís Colaço
Suplente
Lino Sousa
Suplente
Armindo da Silva
Conselho Fiscal
Presidente
José Igreja
1º Vogal
Vitor Carapeta
2º Vogal
Sofia Rosa